top of page

Formada em odontologia em 1987 pela UNICID (Universidade da Cidade de São Paulo).
Dedicou-se inicialmente ao trabalho voluntário com crianças, iniciando Especialização em Odontopediatria pela UNICID. Concluiu o curso de especialização em Acupuntura Sistêmica pela Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic -Campinas em 2008. Pós-graduou-se com Especialização profissional em Homeopatia Pediátrica pela FACIS – Faculdade de Ciências da Saúde – SP em 2008. Especializou-se em Homeopatia pela FACIS – Faculdade de Ciências da Saúde – SP em 2009. Fez cursos de aperfeiçoamento nas áreas de Acupuntura estética e Cromopuntura.​

Dra. Nívea Vogel Segato​

A busca do bem estar.

Com o objetivo de auxiliar o ser humano em todos os seus aspectos, do físico, fisiológico, psicológico ao espiritual busquei o estudo das práticas integrativas e complementares na saúde. Acredito que nem tudo o que se manifesta no ser humano seja apenas de ordem física. Creio numa correlação entre as várias estruturas do corpo e o espírito, relação essa que precisa ser compreendida para uma atuação terapêutica harmônica e equilibrada. Buscando o equilíbrio, buscamos a origem do que levou ao desencadeamento de determinado problema. Acupuntura é o conjunto de conhecimentos da medicina chinesa tradicional que visa a terapia e a cura das doenças através da aplicação de agulhas e de moxas, além de outras técnicas. Os conhecimentos da Acupuntura foram transmitidos de geração em geração e as recentes pesquisas demonstram que as velhas fórmulas e princípios da acupuntura não foram ainda superados. As recentes pesquisas científicas tem contribuído muito para uma maior compreensão da Acupuntura que apesar de ser uma ciência antiga, continua sendo um campo aberto à pesquisa e a novos conhecimentos. Assim, ao longo dos anos, tem havido muita inovação relacionada com seus princípios, meridianos e pontos.

Acupuntura

 

A acupuntura é uma técnica de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa, que trata do equilibrio do organismo controlando a energia vital que circula nos denominados “meridianos” ( canais de energia, onde se localizam “pontos “ que deverão ser estimuldos tanto para sedação , como para tonificação, com o objetivo de equilibrar nossa energia.) Podem ser utilizados neste processo: agulhas, ventosas, massagens e até o calor proveniente da queima da moxa, preparada à partir da erva artemísia (moxabustão). Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura é uma forma de readquirir a harmonia perdida.

Homeopatia

A Alopatia, na realidade, deveria ser chamada de Enantiopatia (enanthios = contrários; pathia = doença) "consiste em dar ao paciente a substância capaz
de determinar um estado contrário ao distúrbio que constituiu a própria
doença". Exemplos: nos casos de febre, usa-se um antifebril; em infecção bacteriana, usa-se um antibiótico: no caso de um verme, usa-se anti-helmíntico, no caso de inflamação usa-se um antiinflamatório, assim por diante. A Alopatia tem outro significado, mas universalmente já está consagrado seu uso como "tratamento pelos contrários".
A Homeopatia (homeo = semelhante; pathia = doença) "consiste em dar ao
doente uma substância medicamentosa capaz de produzir no organismo sadio,
um estado semelhante ao da doença que se quer curar". Por exemplo: se for
ministrado num indivíduo sadio um medicamento homeopático ele pode,
dependendo de sua sensibilidade, apresentar uma série de sintomas de uma
doença que ele nunca teve. Se este mesmo medicamento for ministrado em um indivíduo que apresenta aqueles sintomas desenvolvidos no indivíduo sadio, ele se cura. Como o medicamento inadequado para o indivíduo pode causar doença, o seu uso indiscriminado, sem indicação correta do homeopata é condenado. É muito importante salientar que os diferentes Florais (Bach, de Minas etc.) e os chás preparados com plantas (Fitoterapia) não têm nada a ver com Homeopatia. Existe uma confusão, pois é comum ouvirmos: "estou tratando o meu filho com homeopatia,estou dando a ele Florais de Bach", “eu me trato com homeopatia, tomo chá de boldo”, etc. A Homeopatia é uma técnica de tratamento que vê o paciente como um todo, não partes. Na procura do medicamento que será ministrado, o profissional analisa a sua totalidade, isto é, seus sintomas físicos e mentais. Os medicamentos homeopáticos são preparados a partir de elementos dos reinos animal, vegetal e mineral. Deles se extrai a energia, que ingerida pelo doente, vai atuar no equilíbrio de sua "energia vital". Os medicamentos alopáticos são dados especificamente para cada tipo de doença dos diferentes indivíduos. Os medicamentos homeopáticos são dados especificamente para cada indivíduo, para todos os diferentes tipos de doenças.

bottom of page