top of page

Técnicas e procedimentos

Acupuntura

A acupuntura é uma técnica de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele que circulam pelos denominados “meridianos” ( canais de energia, onde se localizam “pontos “ que deverão ser estimuldos tanto para sedação , como para tonificação, com o objetivo de equilibrar a energia vital do ser humano ). Podem ser utilizados neste processo: agulhas, ventosas, massagens ou o calor proveniente da queima da moxa, preparada à partir da erva artemísia (moxabustão). Além dos casos de dor, várias doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa, a doença é uma manifestação de desequilíbrio, e a acupuntura seria uma forma de readquirir a harmonia perdida.

Ventosa

É uma técnica oriental, cujo objetivo é a liberação dos bloqueios energéticos nos meridianos ou nos locais doloridos e contraturados, provocando também a desintoxicação do sangue, e melhorando o sistema circulatório. A aplicação da ventosa nos pontos da acupuntura irá agir na função do sistema nervoso, aumentando a resistência e fortalecendo o organismo contra as doenças. Usa-se a ventosa nos pontos de assentimento, localizados no meridiano da bexiga, a 1,5 tsun do processo espinhoso, ao longo da coluna vertebral.

 

Eletroacupuntura

A eletroacupuntura é mais uma das terapias que tem como base a acupuntura e é utilizada através do uso de aparelhos elétricos que, conectados às agulhas, transmitem estímulos aos pontos de acupuntura.
A corrente elétrica que passa pelo corpo através da agulha produz estímulos elétricos, que substituem as manipulações manuais.
A eletroacupuntura potencializa os efeitos da acupuntura feita com as agulhas. Possui uma ação analgésica mais rápida, em torno de 10 a 20 minutos e utiliza na maioria das vezes menor números de agulhas para produzir analgesia.

 

Moxabustão

É uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa que se baseia nos mesmos princípios e conhecimento dos meridianos de energia trabalhados na acupuntura.
A moxabustão trata e previne doenças através de aplicação de calor em pontos do corpo humano removendo e desobstruindo os bloqueios de energia e restabelecendo o seu fluxo saudável.
A moxa é preparada a partir da queima da Artemísia (Artemisia Vulgaris e Artemísia Sinensis), uma erva perene comum. Suas folhas aromáticas são lavadas, secas, trituradas e peneiradas várias vezes até que fiquem macias e se transformem em uma massa uniforme semelhante a uma lã vegetal. Após esse preparo ela pode ser moldada de diversas formas para a sua utilização: solta (lã), prensada (palito), enrolada (bastão),  adesiva (cones),  enrolada fina (cigarro)  resinada (auricular), sem fumaça (com carvão) ou aromatizada (com carvão). As mais comuns são no formato de bastão e em cone.

bottom of page