top of page

A acupuntura é uma tecnologia de intervenção em saúde, que aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano. Pode ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos compreendendo um conjunto de procedimentos, que permitem o estímulo preciso de locais anatômicos definidos por meio da inserção de agulhas filiformes metálicas, para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para prevenção de agravos e doenças. Como uma das ferramentas da MTC, utiliza linguagem que retrata simbolicamente as leis da natureza e que valoriza a inter-relação harmônica entre as partes visando à integridade.Como fundamento, aponta a teoria do Yin-Yang, divisão do mundo em duas forças ou princípios fundamentais, interpretando todos os fenômenos em opostos complementares. O objetivo desse conhecimento é obter meios de equilibrar essa dualidade. Também inclui a teoria dos Cinco Movimentos, que atribui a todas as coisas e fenômenos na natureza, assim como no corpo, uma das cinco energias (madeira, fogo, terra, metal, água).

Outras técnicas dentro da Medicina Tradicional Chinesa

Cromoterapia - Cromopuntura

 

A CROMOPUNTURA ou COLORPUNTURA é uma terapia holística, que consiste em aplicar luzes coloridas em determinados pontos de acupuntura. O objetivo desse trabalho é aplicar e avaliar a eficácia da técnica descrita pelo Dr. Neresh F. Pagnamenta

 Acupuntura auricular​

 

Na acupuntura focada no pavilhão auricular; as diversas regiões ou pontos podem ser estimulados de diversas maneiras, como através de agulhas colocadas por 20 a 30 minutos, ou pequenas agulhas semi-permanentes.
Existem mais de 200 pontos de acupuntura na orelha.
Também são utilizadas sementes de diversas plantas para massagem dos pontos, sendo a mais utilizada a de mostarda.

Sangria

 

É uma das técnicas da acupuntura mais antigas e comuns no oriente e pouco difundida no ocidente. Se procede a retirada de sangue de determinado ponto do corpo do paciente. Devido à retirada do sangue, normalmente os pacientes têm certo grau de rejeição a essa técnica; mas, cabe ao acupunturista explicar como esse procedimento é executado, qual a quantidade de sangue que será extraída, o que, comumente se resume a algumas gotas, de modo quase indolor. A sangria consiste na perfuração dos capilares dos vasos sangüíneos ou das veias superficiais (telangectasias) com agulhas de três faces, que têm pontas triangulares, conhecidas como lancetas de sangria. Normalmente, são retiradas cinco a nove gotas de sangue, com o intuito de se combater certas disfunções orgânicas.
É mais comum a sua aplicação nas costas, cabeça, face e membros, havendo muitos pontos e a região permitindo, pode-se aplicar ventosaterapia como complementar no tratamento dos pontos de sangria.

bottom of page